terça-feira, 22 de março de 2011

* DESCENDENTES DE PORTUGUESES, ATENÇÃO

Há milhões de descendentes de portugueses no Brasil.Você é um deles? Fique atento. Há um fato atual importante que está passando despercebido e vai influenciar o destino de seus filhos, netos e bisnetos. As vantagens ou desvantagens futuras são definitivas! Vantagens para os atentos, desvantagens para os desatentos. Trata-se de um item da lei portuguesa, como vamos explicar.
A maioria dos descendentes de portugueses, além da ligação afetiva com Portugal, conhece as vantagens de se ter a dupla cidadania européia juntamente com a do seu país de origem, que pode ser obtida em qualquer um dos 26 países da Comunidade Européia, segundo sua a legislação específica.  O filho de portugueses, neto e bisneto passam a ser cidadãos europeus e tem as seguintes regalias:
•    Morar e trabalhar legalmente em qualquer país da Europa sem o desconforto de pressões dos departamentos de controle de imigração para deportar os “ilegais”.
•    Cruzar toda a Europa livremente a qualquer momento sem vistos e burocracia entre os países. É só comprar a passagem e ir para o aeroporto, ou tomar o carro.
•    Viajar para os EUA, Canadá e Japão (a turismo) com facilidade de vistos, obtidos até pela Internet, ao apresentar o número da identificação.
No caso português, segundo esse item da legislação consular, para que um descendente de portugueses possa obter a cidadania, as pessoas que são o “elo de ligação” entre o descendente e o cidadão português (pai, mãe, avô, avó, bisavô, bisavó), precisam estar vivas. O cidadão português mesmo, não precisa estar vivo. Mas se um elo falecer, o descendente perde o direito à cidadania e somente pode “se naturalizar” português, cujo processo é complicado, demorado, corre direto em Portugal e não através do consulado. No final do processo há o risco de a autoridade judiciária de plantão negar a cidadania, porque falta um requisito básico exigido, ou seja, “não há uma forte ligação do requerente com a Comunidade Portuguesa”. E ponto final. O valor já pago é perdido.
Esse é o ponto. Há gerações de pessoas que estão correndo esse perigo. Vamos fazer as contas. Exemplos:
Caso 1 – Seu bisavô é português, vivo ou falecido, não importa. Seu avô nasceu no Brasil por volta de 1910 e tem 90 anos, seu pai 70, você 40. Se qualquer um dos dois falecer, você perdeu o direito à dupla cidadania. Você, seus filhos e netos. É uma pena. Por isso estamos fazendo este artigo alertando a todos para ficarem atentos.
Caso 2 – Seu pai tem 85 anos, veio para o Brasil com 15anos em 1940, fugindo da II Guerra. Você tem 65 e tem pressão alta. Se você falecer, a cena se repete: filhos, netos e demais descendentes ficam sem cidadania.
Isso são só exemplos. O seu caso pode ser um pouco diferente mas o risco está aí. Somos normalmente procurados por pessoas preocupadas que “acordaram” quando o avô, ou pai, já está já doente, acamado, ou não é mais juridicamente responsável. Ou pior então, quando já faleceu e eles recebem a má notícia da gente: “infelizmente no seu caso não é mais possível a dupla cidadania, só a naturalização.”
Então, se você é descendente, fique atento e não perca tempo. Avise também os amigos descendentes. Faça uma corrente positiva de ajuda, pois a cidadania portuguesa (e portanto cidadania européia) é uma regalia rara nos dias que correm. É como "a volta à casa do pai". As entidades luso brasileiras (associações, clubes, entidades) são um bom lugar para a gente prevenir as pessoas, ou mesmo a empresa onde trabalhamos. Frequentemente a pessoa ao seu lado está nessa situação e não sabe. Não podemos nos dar ao luxo de sermos distraídos ou indiferentes quanto ao futuro dos nossos filhos e netos num mundo concorrencial e impessoal como o que vivemos. Estamos tentando sensibilizar a imprensa para divulgar a informação.
Qualquer dúvida consulte-nos sobre os detalhes do seu caso, pois esse é o nosso trabalho. Obrigado.




PS - Clique em “INFORMAÇÕES IMPORTANTES”ao lado esquerdo, para ver outros artigos postados, incluindo a lista de todas as localidades portuguesas
                                      

54 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. exemplo ... minha mãe era portuguesa somente ela veio para o brasil, mais ou menos em 1964, morreu em 1989.... minha familia toda está em portugal, meu avo morreu em 2006, minha avó faleceu em 2012, mas tenho todos os tios e tias primos e primas ainda vivos, o meu elo entre eles está rompido ??? eu não tenho direito a dupla cidadania ????

    ResponderExcluir
  3. meu avô era português mais ele faleceu ele se casou com minha vó, ela ainda está viva mais ela é brasileira, posso pedir a dupla nacionalidade ou não ?

    ResponderExcluir
  4. Oi Sr. Luiz, meu avô é Portugues falecido, só que minha vò não tem a certidão de nascimento, e preciso para começar a fazer para minha mãe, para mim e para meu filho, ele nasceu creio eu em Sta Maria , Lamas onde consigo a certidão dele?

    ResponderExcluir
  5. Minha vó é neta de portugueses posso pedir minha nacionalidade????

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, minha bisavô é Portuguesa mas minha avó não e o único documento que temos da minha bisavô é a carteira de trabalho de Portugal, como podemos fazer, já que no consolado eles pedem para a gente agendar online.....só que eles mandam uma fixa muito grande com dados que não sei responder.

    ResponderExcluir
  7. oi , meu avo era descendente de portugues seu sobrenome era braga ... porem ele faleceu quando eu tinha 9 anos .... ainda consigo fazer alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu avo também era descendente ,queria saber se consigo tambem ,se souber me responde. grato ^^

      Excluir
  8. Meu avô era descendente de português. Gostaria de conhecer parentes,familiares q ficaram por lá..onde consigo ver?

    ResponderExcluir
  9. Uma Pena então eu já perdi :( . Minha bisavó e minha vó eram Portuguesas mas já faleceram ambas , não posso mais pedir dupla Nacionalidade né ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O portugues pode estar falecido mas após ele(a) que não, pois vc considera apenas sua avó. Seu pai ou mãe são portugueses por atribuição, e pelas minhas pesquisas vc ainda tem chance.

      Excluir
  10. Pra q querer cidadania nesse país caído?

    ResponderExcluir
  11. Pra q querer cidadania nesse país caído?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure se informar melhor sobre as diferenças, qualidade de vida, segurança e a situação econômica de Portugal ainda apesar da crise é melhor do que a desordem governamental brasileira e etc. Abraço Rafael.

      Excluir
  12. meu avo se chamava luiz alves varella ja valecido mas nao tenho onde morava em portugal so o atestado de obito com o nome da mae e pai como faço pra descobrir para tentar me naturalizar

    ResponderExcluir
  13. sou filha de portugues e desejo conseguir a dupla cidadania mas nao sei o que fazer

    ResponderExcluir
  14. Se Meu Avô, pegar a cidadania do Avô dele, eu posso pega-la de meu avô?

    ResponderExcluir
  15. Caros amigos, a nossa empresa existe para ajudar na pesquisa da informação que é essencial na obtenção da nacionalidade. Não hesitem em nos contactar para o email rootsandmemories@gmail.com ou através da nossa página no Facebook.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Caros amigos, a nossa empresa existe para ajudar na pesquisa da informação que é essencial na obtenção da nacionalidade. Não hesitem em nos contactar para o email rootsandmemories@gmail.com ou através da nossa página no Facebook.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Meu pai é natural de Roge Portugal, veio para o Brasil com 15 anos, ele ainda é vivo e tem a certidão de nascimento dele original de lá, como faço para requerer minha cidadania?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reune os documentos e procura o consulado mais próximo de você.

      Excluir
  18. Meu pai é natural de Roge Portugal, veio para o Brasil com 15 anos, ele ainda é vivo e tem a certidão de nascimento dele original de lá, como faço para requerer minha cidadania?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dirijam ate o consulado Português, se sua cidade tiver um munida de todos os documentos. Se não for possivel levar seu pai, veja no consulado se pode levar so a certidão dele.A Paula não revela aqui sua cidade, se for de Minas, o consulado é em Belo Horizonte, na av. Olegario maciel, proximo ao Banco Central. Sou de Minas mas vivo em Portugal, se precisar de algo é so contactar-me pelo faceboook.com/edsoncury13

      Excluir
    2. Se dirijam ate o consulado Português, se sua cidade tiver um munida de todos os documentos. Se não for possivel levar seu pai, veja no consulado se pode levar so a certidão dele.A Paula não revela aqui sua cidade, se for de Minas, o consulado é em Belo Horizonte, na av. Olegario maciel, proximo ao Banco Central. Sou de Minas mas vivo em Portugal, se precisar de algo é so contactar-me pelo faceboook.com/edsoncury13

      Excluir
  19. prezados,
    minha avó, Maria Pereira Leal, lisboeta, chegou ao Brasil no inicio do século XX. Nada mais eu sei. Como conseguir o nascimento ou óbito dela que se deu em 1917 ou 1918 em São Paulo.

    ResponderExcluir
  20. E para quem ja tem a cidadania portuguesa
    e vive em Portugal e naono Brasil. Faz alguma diferenca no caso de cancelamento da cidadania?

    ResponderExcluir
  21. Luiz, sou neta de Português e quero muito conseguir a cidadania, pois tenho uma imensa vontade de conhecer a cidade que meu avô nasceu e minha filha quer fazer Faculdade em Portugal. Só que uma das barreiras são os gastos com certidões e taxas para tentar a cidadania. Existe um caminho mais simples que a gente possa pedir?

    ResponderExcluir
  22. Boa noite. Somos uma empresa portuguesa que presta serviços de reconstrução da árvore geneologica, possibilitando aos cidadãos brasileiros com antepassados portugueses aceder aos documentos de nascimento, casamento e óbito que poderão lhes conferir a obtenção da cidadania portuguesa. Não hesitem em nos contatar através do emial: rootsandmemories@gmail.com e pedir um orçamento gratuito

    ResponderExcluir
  23. Ola eu sou Miranei pereira e meus bisavós são portuguêses mais meus pais ja são falecido como faço pra provar ou fazer uma investigação de sidadania?

    ResponderExcluir
  24. Ola eu sou Miranei pereira e meus bisavós são portuguêses mais meus pais ja são falecido como faço pra provar ou fazer uma investigação de sidadania?

    ResponderExcluir
  25. Olá meu nome é Carlos Peixoto,pelo que pesquisei a família Peixoto não está no Brasil desde a colonização, os primeiros vinheram a pouco mais de 100 anos,preciso de ajuda para descobrir minhas origens,onde posso consultar meus antepassados meu único parente direto é minha mãe e meu avô que também era Peixoto já faleceu a mais de 18 anos,.oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  26. boa tarde, eu tenho no meu nome os dos sobrenomes Bastos e Teixeira, meu bisavo já é falecido mais meu avos ainda são vivos minha mãe e pai tambem vivos, como eu faço pra saber se sou mesmo? alguem entra em contato? gabriellabasttos19@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. boa tarde, eu tenho no meu nome os dos sobrenomes Bastos e Teixeira, meu bisavo já é falecido mais meu avos ainda são vivos minha mãe e pai tambem vivos, como eu faço pra saber se sou mesmo? alguem entra em contato? gabriellabasttos19@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Luiz carlos Maldonado de Carvalho
    meus bisavós são portugueses de castelo Rua Rachada. Mu avô é portugues. veio para o Brasil casando-se com uma portuguesa. todos já são falecidos inclusive meu pai Americo Mendes de carvalho Junior. Meu irmão possui o passaporte portugues, mas eu gostaria de ter a cidadania hereditaria. Como devo fazer. grato pela atenção meu e-mail lcmvip@yahoo.com.br tel 55 21 3327 6356 ou 55 21 99510 7266(celular)

    ResponderExcluir
  29. Presto serviço para localização de documentos para cidadania Portuguesa.
    E-mail:alexandrevmariath@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Meu bisavô era filho de portugueses porém o tetra, bisa e meu avô são falecidos, preciso muito dessa cidadania européia, qual o procedimento a adotar? Grato

    ResponderExcluir
  31. BOA TARDE. POSSO CONSEGUIR CIDADANIA PORTUGUESA ATRAVÉS DE EXAME DE SANGUE?

    ResponderExcluir
  32. Boa Tarde, meu bisavô era português (morreu) meu avô (morreu), porem minha mãe ainda é viva, então posso ter a cidadania portuguesa?

    ResponderExcluir
  33. Emprestimo spara vou ajuda para proibição de bancário (pedroalvares1145@gmail.com)

    Bom dia
    eu me viro para todo indivíduo na necessidade por eles separa que eu concedo uns 5000 empréstimos de pratas € para 9.000.000 € para todo pessoas capaz o / isto reembolsar com uma 2.5% taxa de juros o ano e um termo vivo de 1 para 25, de acordo com a quantia perguntada. Eu o / isto faço nos campos de partidários: - Empréstimo bens imóveis Pronto o Financeiro Pronto para o investimento Dívida automóvel Pronta de Resgate de consolidação de crédito Pronto pessoal, é arquivado, se você realmente estiver na necessidade, você quer escrever para me ter mais que notícias. Você assiste para me contatar para por cima espanque:pedroalvares1145@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Olá sr Luiz, como vai?
    Meu nome também é Luiz Arnaldo! Minha mãe é neta de português(Já falecido), mas não possui nenhum documento referente a ele. Como faço para conseguir tal documento? Obrigado desde já pela atenção!

    ResponderExcluir
  35. Olá, tenho uma desconfiança de que meu tataravôs eram Português,estou atrás das documentações deles,caso eu confirme que são como devo proceder se meu tataravôs e meus bisavôs já são falecidos,só tenho meu vô e minha mãe?

    ResponderExcluir
  36. Ola, meus sobrenomes sao de origem portuguesa Borges Alves, estou tentando achar a ligaçao deles direta com portugal, mas esta dificil todos ja falecidos restando somente minha mae. se eu conseguir sera que tenho direito?

    ResponderExcluir
  37. Meu bisavô raimundo sennes alves era português só que ele já faleceu em 2009 será que eu ainda conseguiria ter a cidadania portuguesa?!

    ResponderExcluir
  38. Minha avó Gloria Mesquita Wilser já falecida, era portuguesa,
    será que eu conseguiria a dupla cidadania?
    Como faço para encontrar parentes da minha avó?
    E como consigo tirar uma outra certidão de Nascimento, para que comprove que minha avó era portuguesa?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  39. Busco as certidões de meus avós Custódio Pereira de Sá e Elisa Coimbra de Sá (após casada). Enviei e-mail a todos os cartórios citados nesta página, seguindo conselho de uma amiga que obteve rapidamente a certidãos dos seus e por conta própria, sem custos. Entretanto, não tive a mesma sorte dela e após um mês nenhuma resposta me foi encaminhada. Esse é o caminho adequado? Devo aguardar por mais tempo? Antecipadamento agradeço a atenção. Beatriz moreira

    ResponderExcluir
  40. Oi minha bisavó era portuguesa e meu tataravo tbm mas ambos estao falecidos entao eu perdi a dupla cidadania?

    ResponderExcluir
  41. eu gostaria de saber se eu sou descendente de portugues, meu nome é Rosilene Vaz de Oliveira,meu pai é Juventino Vaz de Oliveira ,minha mãe é Lucinda Vieira pinto de Oliveira,como eu faço pra saber.

    ResponderExcluir
  42. boa tarde meu avo era portugues chegou em em 1900 e alguma coisa casou com minha avo q era brasileira e q ambos faleceram minha mae q era a filha deles tmb e falecida sera q consigo a cidadania ? pois tenho todos os documentos de ambos ...pq fiquei sabendo q saiu uma nova lei q me da direto

    ResponderExcluir
  43. Boa noite.
    Meu filho e neto de Portuguesa, minha ex sogra.
    Eu por ser a mãe tenho direito a cidadania?

    ResponderExcluir
  44. Oi meu avô era português mas faleceu e meu pai e eu podemos ter direito a cidadania?

    ResponderExcluir